segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Um pôr-do-sol como presente

Perto do meio dia saímos de Kensington para Carmel.  Uma cidadezinha litorânea charmosa que lembrava muito a nossa Campos do Jordão em São Paulo.  A diferença é que além das montanhas há um mar de um azul intenso que se confunde com outras tonalidades de azul do céu.

Duas horas de estrada e finalmente chegamos no Sea View Inn, um bed & breakfast bem familiar.  A recepção não podia ser mais acolhedora com uma bandeira do Brasil hasteada na entrada.  Super bacanas terem feito isto para a gente.  Deixamos as malas no hotel e fomos passear na praia, aproveitar aquela tarde de sol quente.

Por volta das quatro horas da tarde seguimos rumo a Big Sur ao Sul de Carmel, entre Los Angeles e São Francisco.  Uma hora pela estrada e chegamos ao Sierra Mar's, um restaurante dentro de um hotel de luxo no alto de uma montanha com vista para o mar.  De lá pudemos ver um pôr-do-sol com direito à raios verdes no céu.  Um presente que só este lugar poderia nos dar.

Com a ajuda da sommelier escolhemos um Furthermore 2008 Noir Amber Ridge Vineyard, frutado com aromas de framboesa e cereja, um toque de chocolate ao fundo, foi um vinho bem escolhido.  O primeiro prato foi um duo do mar - um toast de batata com vinagrete de bacalhau e na colher um porção de salmão defumado em lascas.

O jantar seguiu com outros pratos com peixes.  O primeiro prato era um trio de peixes em pequenas porções: o primeiro grelhado com salsa verde, o segundo sobre um puré de batatas e um vinagrete trufada e o terceiro com espinafre e uma manteiga de caviar.  O segundo prato era uma sopa de frutos do mar com açafrão.  Ambos estavam ótimos e ao mesmo que eram delicados, tinham um sabor marcante.

O terceiro prato foi de um bacalhau pescado na linha com puré de erva-doce, folhas precoce de espinafre e um zambaione de limão.

As sobremesas estavam boas, mas nada que surpreendesse.  Ao fundo um mil-folhas com creme de limão e morangos desidratados.  A frente um bolo de amêndoas e cerejas acompanhado de um parfait de wisky.  A segunda foto mostra um bolo com mousse de chocolate e pistache.

Com o café vieram mais docinhos: trufas de chocolate, gelatina de frutas do bosque, toffe de caramelo e biscoitos de amêndoas.

O jantar foi ótimo, os pratos vieram corretos, bem apresentados e seguiam todo um ritual para serem servidos.  O garçom que atendeu nossa mesa era um pouco abusado, querendo ser íntimo demais fazendo brincadeiras descabidas.  A sommelier como já falado anteriormente, indicou o vinho ideal para a refeição, levando-se em conta que as pessoas da mesa pediram outros tipos de pratos.

O lugar não é barata, mas valeu pelo visual lindo, pelo espetáculo de pôr-do-sol e pela companhia de pessoas queridas.  O único senão é a distância entre onde estavamos hospedados, uma hora para ir e outra para voltar.

Serviço:
Sierra Mar's at Post Ranch Inn
Hwy 1
Big Sur, Califórnia
(831) 667-2800
Horário de funcionamento: diariamente, almoço das 12:15 às 15h e jantar das 17:30 às 21h.