sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Alternativo estrelado


O wd~50 é mais um dos restaurantes estrelados de Nova Iorque que valem a pena conhecer.  E conseguir uma mesa não é muito fácil.  A nossa conseguimos com semanas de antecedência. O chef e proprietário é o também premiado Wylie Dusfrene, que já trabalhou com Jean Georges como sous-chef.


Localizado numa ruazinha do Lower East Side de Manhattan, tem 65 lugares e um grande bar onde se podem degustar drinks e vinhos.  O local lembra um galpão com paredes coloridas e um ar super alternativo.

O cardápio é bem enxuto, pode-se escolher à la carte ou chef testing menu (o tal menu degustação) com nove pratos (pode-se seguir este menu com uma harmonização de nove vinhos).  Há também um menu degustação para sobremesas com três ou cinco sobremesas. Escolhemos os pratos individualmente, já que passamos por tantos menus degustação que sentimos a necessidade de algo mais livre.

A carta de vinhos é super didática e bem simples.  Em outros restaurantes vimos algumas cartas de vinho como verdadeiras bíblias com centenas de páginas; alguns casos tinham até índice remissivo.

O vinho escolhido foi um Barolo 2006.  Um vinho mediano e bem estruturado.


 Uma caixa de madeira com telhas crocantes com gergelim vieram enquanto aguardávamos os pratos. 


Na sequência um amuse bouche, um peixe branco sobre um creme leve.


O primeiro prato foi uma sopa de queijo e brócolis com carne de porco e crisps de queijo e bacon.  Uma mistura criativa de texturas e sabores.  Os ingredientes aparecem neste prato em três apresentações diferentes: cremoso, crisp e in natura.


Os pratos principais: um lombo de porco com spetzles, pêssegos e amêndoas; o outro, um bacalhau com creme de ervilhas e coco, cenouras em lâminas cobertos por uma massa quadrada de nori.  Criatividade sem deixar de deixar os pratos saborosos e bonitos.


Antes da sobremesa, um sorbet para limpar o paladar.


As sobremesas: uma com chocolate, suspiros, sorvete de soja, creme de feijão preto e amendoim; a outra, um bolo de amêndoas, sorvete de camomila, caramelo em fios e peras.


O restaurante só abre 5 dias por semana e para o jantar.  A frequência é basicamente de jovens, alternativos e modernos, além de casais.  Definitivamente um lugar para os modernos, pelo ambiente, pela comida e pela localização fora do eixo comercial de Nova Iorque.

fotos: divulgação

O wd~50 está presente em várias lista como um dos melhores restaurantes do mundo: na lista dos 50 melhores do mundo da S. Pellegrino ocupa a 45ª posição logo no ano de sua estréia na lista.  É, também, dono de uma estrela do Guia Michelin e três estrelas pelo The New York Times.

foto: divulgação

Serviço:
wd~50
50 Clinton Street
New York City, NY
(212) 477-2900
Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 18 às 23 (jantar).
Entrada no restaurante somente com reservas antecipadas através do site: http://www.opentable.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário