sábado, 12 de fevereiro de 2011

Um japa para encerrar o ciclo USA


Último jantar tinha que ser encerrado com estilo e algo diferente.  Pelo menos para mim que nunca tive coragem de comer peixe crú.  Com recomendações de amigos de que o lugar era bom, fizemos reserva e lá fomos ao Nobu.

O restaurante localizado na região de Tribeca pertence ao mundialmente famoso chef Nobu Matsushita.  O Nobu é uma rede que está presente em 23 cidades em diversos países.

fotos: divulgação
Japonês de influências sulamericana, sua cozinha lembra muito os pintchos e tiraditos peruanos.

Acreditem se quiser, me rendi aos peixes crus.  Claro que estavam mais para ceviche do que para sashimi.  E tenho que dizer que estavam realmente bons.

Os pratos vêm à mesa para serem compartilhados.  Não são porções grandes, mas dois ou três pratos são suficientes para três pessoas.

Antes do primeiro contato com os seres do mar em sua forma crua, alguns drinks.  Fomos de sakê com lichia, em formato de martini; pisco sauer e mango sakê.


O primeiro prato: atum e peixe branco crus, temperados com limão e gergelim. Esse passou fácil, lembrava ceviche.  O segundo: cozido (ufa!!! dessa passei ileso), camarões, lagosta, cogumelos e saladinha para aliviar a ardência das pimentas.  Fogo nível 3.  E tome água e sakê.


A segunda leva foi um roll de atum cozido da forma correta, só por fora.  Delicioso.  E claro, um iguaria inusitada, tempurá de abacate.  Para nós, brasileiros, acostumados a ver o abacate como fruta e sempre doce, é estranho comê-lo salgado. Bom.


Acabaram-se os drinks, que venham as cervejas.  Em restaurante japonês, cerveja japonesa.


Neste prato, camarões e lagostas com shimeji, e dá-lhe saladinha.  Esse japonês  não me parece japonês.  Ao lado, espetinho de frango com molho teriaki, sempre delicioso.


Ainda famintos, pedimos mais um para saciar a fome.  Tempurá de camarão com salsa picante. Excelente.


As sobremesas surpreenderam pela apresentação.  O primeiro é um Bento Box, bolinho de chocolate e sorvete.  O segundo, veio em um baldinho sobre um fogareiro, maçãs caramelizadas com sorvete de sauer cream.  Inusitado e delicioso.


O atendimento foi super cordial.  Garçons educados e atenciosos, super prestativos. 

O público é bem jovem e moderno.  Grupos de amigos e casais, basicamente.

O restaurante recebeu três estrelas pelo The New York Times em 1995, e muitos outros prêmios e menções de destaque em outras publicações importantes.

Serviço:
Nobu NYC
105 Hudson Street
Nova Iorque - NY
(212) 219-0500
http://www.noburestaurants.com/
Horário de funcionamento: almoço, de segunda à sexta, das 11h45 às 14h15; jantar, de segunda à domingo, das 17h45 às 22h15.
Reservas através do site http://www.opentable.com/.

2 comentários: