segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Despedida em São Francisco


Após quase duas semanas em São Francisco chegou a hora de ir para Nova Iorque.  E acho que é interessante fazer um balanço do que se viu e do que se comeu por aqui.

A cidade de São Francisco abriga mais de 4.400 restaurantes.  Assim como São Paulo, Nova Iorque e outras metrópoles, há restaurantes com comida de vários países do mundo.  A culinária local tem forte influência oriental (chinesa e japonesa) e hispânica (mexicanos), mas pode-se encontrar boa comida com influências francesa e italiana.


Comer bem aqui definitivamente não é barato.  O que mais encontramos foi o tal menu degustação com preço pré-definido, mas há também as opções à la carte com porções bem generosas, que servem duas pessoas tranquilamente. Há também muitos restaurantes fast-food que servem hamburger ou tacos.

Uma das coisas que mais me chamou atenção foi perceber que os locais não se preocupam em fazer as três refeições ao longo do dia.  Normalmente tomam uma caneca de café e uma fatia de pão.  Ou fazem um breakfast bem caprichado com ovos e batatas, às vezes uma salada.  Definitivamente não almoçam.  Fazem um lanche eventualmente.  À noite sim, saem para jantar, bem cedo.  Primeiro um drink e depois um jantar caprichado.


Um dos pontos fortes dessa viagem gastronômica foi conhecer os restaurantes premiados, com chefes estrelados - Chez Panisse, The French Laundry, Ubuntu e Coi.  Uma experiência inesquecível que envolveu todos os sentidos, que foram aguçados e estimulados. 

Ter experimentado a famosa sobremesa que dá nome a The Cheesecake Factory também foi um ponto alto que marcou bastante.

Viver a cultura Peet's Coffee como um local foi muito interessante, apesar de preferir um espresso bem tirado a uma caneca de "cháfé".  Mas valeu.

Conhecer algumas vinículas dentre as centenas que existem por aqui e descobrir que o vinho california está ganhando espaço entre os enólogos mais exigentes.

Com certeza São Francisco deixará saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário