terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Meu ano gourmet - Retrô 2010

Entrando no clima de balanço de final de ano, resolvi fazer uma retrospectiva das coisas boas que me aconteceram:  tomei coragem e comecei a estudar gastronomia numa universidade séria,  conheci muita gente legal que curte cozinhar como eu,  percebi que minha vida é realmente numa cozinha, e por aí vai.

Então vamos lá,  as dez melhores do ano de 2010:

1º) Entrar para o curso de gastronomia - indiscutivelmente foi a melhor decisão que já tomei na minha vida.  A escola é excelente e o corpo docente é de alto nível.

2º) Ter tido aulas com um super mestre:  Daniel Frenda (ou Rock Balboa ou Ronaldo Nazário ou Paul McCartney, segundo o próprio).  Além de um grande conhecedor da gastronomia e dos segredos culinários (em particular da italiana), um cara para se ter como amigo por toda a vida.  Tudo bem que ele odeia que digam que tem um programa culinário na internet (para quem quiser ver:  http://www.vamoscozinhar.com.br/).


Fotos: César Abe, 2010.

3º) Ter trabalhado na equipe que preparou o almoço para o Tony Blair (ex primeiro ministro da Inglaterra) em visita a São Paulo.  Melhor ainda ter trabalhado na equipe da finalização dos pratos.  Uma grande experiência com muitos aprendizados.


Fotos: César Abe, 2010.

4º) A primeira sauteuse ninguém esquece.  Acho que nem preciso falar da felicidade que senti quando comprei minha sauteuse.  Realmente foi indescritível.
5º) Descobrir um restaurante para chamar de seu ... preferido, melhor dizendo.  Sem dúvida nenhum dentre todos os restaurantes que conheci em 2010, o NOU foi o melhor.  Em termos de comida, atendimento e cordialidade são excelentes e torço muito para continuem assim, ou melhor. E ter conhecido restaurantes e cozinhas extraordinárias - só para citar alguns: ROCKPOOL e THE SPICE TEMPLE em Sydney, um super sofisticado e um menu degustação incrível, o outro despretencioso e chic ao mesmo tempo;  os sabores e aromas de FIJI ISLAND; e a genialidade e simplicidade do chef William Ribeiro do restaurante O POTE DO REI.







6º) Descobrir um novo sabor de milk-shake.  Quem me conhece bem sabe que sou tarado por Nutella – aquele creme de avelã e chocolate feito pela Ferrero – e apaixonado pelo milk-shake de Nutella do Prime Burger.  Por anos este foi o meu preferido, até descobrir o sabor do novo milk-shake da Lanchonete da Cidade – Iogurte Diletto com Frutas.  Uma mistura refrescante do azedinho gelado do iogurte com o frescor da fruta natural (que podem ser manga, kiwi, limão siciliano, frutas vermelhas e abacaxi).  Super recomendo!



7º) Ter ganhado um zester descente (também conhecido como microplane).


8º) Ter conhecido pessoas que são apaixonados por culinária tanto quanto eu.  Pessoas estas que conquistaram um espaço no meu coração e podem ter certeza que terão o meu respeito e admiração sempre. É isso mesmo, a turma GAS-NA1 da Universidade Anhembi Morumbi.

Foto: César Abe, 2010.

9º) Ter planejado, organizado e executado um almoço para 30 pessoas – o almoço de Natal dos meus amigos.  Pondo em prática alguns dos conhecimentos adquiridos ao longo do último semestre,  acredito ter feito um dos melhores eventos da minha vida.  Tudo saiu conforme planejado e creio que os convidados também gostaram do resultado.  Sucesso total!

10º) Descobrir que o meu destino é cozinhar.  Que a minha felicidade está no meio dos livros culinários e das panelas.  Vocês conhecem aquela máxima: nato per cucinare? Pois então, carrego isso comigo! Para sempre!

Foto: César Abe, 2010.

Feliz 2011 para todos e que o ano novo seja muito saboroso e cheio de novas descobertas.


4 comentários:

  1. Interessante Vincenzo... e o meio ambiente? Desistiu dele!

    Saudades!
    Gisele
    CETA 11 (Fatec)

    ResponderExcluir
  2. Muito mais sabor neste seu 2011. Muito mais gastronômico e explorando todos os sentindos já descobertos.

    ResponderExcluir
  3. Gi, não desisti do meio ambiente. Só que descobri que a felicidade está em fazer algo que realmente te de prazer e te faça sentir ser verdadeiramente útil. Eu encontrei a minha felicidade no meio das panelas. Saudades. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Doni, obrigado pelos votos. Desejo um 2011 cheio de sabores e aromas enebriantes a todos.
    PS: Se gostou do blog, divulgue para seus amigos. Thanks.

    ResponderExcluir