sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Um quarentão francês

Agora sim começamos a jogar de verdade. 

Primeiro uma taça de Cava no César, um bar especializado em tapas.  Só bebemos e eu estava dando graças a Deus pois não sabia o que me esperava no primeiro restaurante com reserva antecipada de algumas semanas.




O Chez Panisse foi uma grata surpresa.  As instalações do restaurante em si não mostram o que realmente a comida tem de especial.  Isso é um ponto importante a se observar uma vez que muitas vezes somos ludibriados pelos adornos e adereços dos restaurantes e nem se quer percebemos o que a comida realmente nos oferece.

foto: divulgação

Poucas mesas e consequentemente poucos lugares.  E as mesas ficam bem próximas umas das outras sem privacidade.

O serviço é impecável e bem orquestrado. Os garços são jovens e atenciosos, estão sempre de olho nas mesas para retirar os pratos e repor novos.

Uma coisa eu notei, e isto já havia chamado minha atenção em outros restaurantes fora do Brasil, o banheiro fica praticamente dentro ou muito próximo da cozinha de preparação e finalização dos pratos.  É claro que eu não deixaria de visitar a cozinha. Fiquei realmente impressionado ao ver que o banheiro estava em frente à cozinha, ou seja as pessoas atravessam praticamente toda a cozinha para ir ao banheiro.  Não havia nada que separasse esses ambientes a não ser a porta do banheiro.  Falta de espaço ou contenção de custos? Ou desleixo mesmo? Ou no Brasil zelamos demais pela comida afim de evitar contaminações desnecessárias?

O restaurante serve um menu degustação de quatro pratos - uma salada, uma sopa, um prato principal e uma sobremesa. Esse menu muda diariamente.

foto: divulgação

Hoje o menu era o seguinte (infelizmente não consegui tirar foto dos pratos, pois a bateria da máquina fotográfica acabou bem no início da refeição):

Entrada: salada de verdes com bacalhau negro, lulas, caviar de salmão e crème fraîche - uma combinação de peixes e aromas marinhos com um mix de folhas frescas. 

Sopa: sopa leve de legumes de inverno (cenoura, salsão e folhas verdes) com confit de pato e pancetta - ao mesmo tempo em que se sentia a leveza do caldo, podia-se perceber o acentuado sabor do pato e da pancetta, um contraste que remete ao campo em todas as suas formas.

Principal: codorna grelhada com molho de trufas negras, bolo de batatas e alho verde acompanhado de folhas precoces verdes - vale ressaltar que o bolo de batatas estava delicioso, um jogo de sensações entre o macio do recheio e o crocante da cobertura que ganhavam um destaque no prato.

Sobremesa: torta de amêndoas com sorbet de tangerina - sem comentários, simplesmente deliciosa.


foto: divulgação

O lugar não é barato mas valeu a pena pela comida assinada pela Chef Alice Waters, dona deste restaurante que completa neste ano 40 anos, onde são prezados alimentos orgânicos e de produção locais, garantindo frescor às preparações diárias.  Além disso, Alice Waters é ativista no que diz respeito à causa ambiental, autora de muitos livros de gastronomia e responsável pela Fundação que leva o nome de seu restaurante. 

O Chez Panisse sempre esteve presente nas listas dos melhores restaurantes do mundo e em especial em 2010 ocupou o 69º lugar na lista The S. Pellegrino World's 100 Best Restaurants.

Serviço:
Chez Panisse
1517 Shattuck Avenue
Berkeley, California
(510) 548-5525
Entrada no restaurante somente com reservas antecipadas.

2 comentários:

  1. Interessante a posição do banheiro nos restaurantes que vemos fora do Brasil. Ainda eu prefiro os cuidados que temos aqui, se é que podemos dizer isso. Mas enfim, banheiro ao lado da cozinha me soa um pouco estranho.
    Deste menu que experimentou não tenho dúvida alguma em relação a qualidade e requinte de tudo, mas cá entre nós - um plus a mais para a sobremesa né! Adoro sorbet de tangerina e com torta de amendoas então; fica fantástico.
    Aproveite pra conhecer alguma confeitaria e passar dicas de ouro, adoro as confeitarias. Não conheço nada da Califórnia, então, vou guardar como um roteiro para uma futura visita.

    ResponderExcluir
  2. Donni, no blog tem um post da The Cheesecake Factory de San Francisco. Dá uma olhada lá. O lugar é incrível e os bolos tem uns 30cm de altura. Mas o que vale mesmo a pena no lugar são os cheesecakes.
    Aguarde os próximos posts com muitas surpresas.
    Valeu pelos comentários sempre úteis.

    ResponderExcluir