quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A primeira impressão é a que fica?

Quase catorze horas depois de vôo, uma sabatina pela polícia americana e um anda pra lá e um anda pra cá nos aeroportos, finalmente chegamos ao primeiro destino - São Francisco, CA.

Durante o vôo, lendo aquelas revistas da companhia aérea, tentei imaginar o que seria a cultura gastronômica americana.  Não conseguia ter nada em mente. No Brasil a cultura americana é representada pelas cadeias de fast food tipo McDonalds, Burger King, Domino's Pizza, dentre outras que nem valem ser mencionadas aqui. 

Neste primeiro contato já deu para perceber que o que eles gostam mesmo é de carne (graças a uma série de propagandas de churrascarias - por sinal, algumas brasileiras como a Fogo de Chão e outras querendo ser brasileiras como uma tal de Texas de Brasil (??) que remetem a terrinha do carnaval). Mas sei que isso é coisa do Texas e que em São Francisco a coisa seria outra, talvez pela memória da cidade dos hippies tipo "paz e amor".

E realmente a minha segunda "primeira impressão" foi outra.  Ainda bem!

Paramos para comer algo decente, mesmo porque ninguém merece aquelas comidas servidas nos aviões. E aqui me permito fazer um parenteses para comentar que algumas companhias aéreas estão se esforçando para melhorar a qualidade da comida servida em seus vôos e mudar um pouco a impressão que as pessoas tem desse tipo de comida. Como o caso da TAM e sua comfort food assinada por chefs brasileiros estrelados. Mas voltemos a São Francisco...




Tom Mathiessen foi nosso guia pela cidade e pedimos que ele nos levasse num lugar de sua preferência.  Fomos ao Cafe Floré no bairro de Castro onde serviam brunch (misto de café da manhã e almoço). Na verdade eu esperava somente uma omelete simplesinha, mas fui surpreendido por uma omelete com presunto em cubinhos, tomate e cream cheese acompanhada por batatas fritas rusticamente e duas fatias de pão torrado.  Valeu quase por um almoço.

 
O interessante desse café é que os pratos são pedidos e pagos em um caixa e as bebidas pedidas e pagas em outro caixa.  E no caso das bebidas, a pessoa que tira seu pedido é a mesma que cobra e recebe o pagamento, e pasmem a mesma que prepara sua bebida.  Isso sim é que é ter um negócio enxuto.  Uma única pessoa faz tudo.  E se houver outras pessoas atrás de você, elas esperam paciente para serem atendidas.




Realmente a primeira impressão não é a que ficou, mas sim outras muito melhores. Pelo lugar despretencioso, meio improvisado mas sem desleixo e super cool.


Serviço:
Cafe Floré
2298 Market Street & Noe
San Francisco's Castro District
(415) 621-8579
http://www.cafeflore.com/
Horário de Funcionamento: domingo a quinta das 7 da manhã à 1 da madrugada e aos sábados das 7 da manhã às 2 da madrugada
O brunch é servido diariamente das 8 às 16 horas e o jantar das 16 às 22 horas.

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