segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Um bolo de lama para Amy não chorar mais chão da cozinha


Amy Winehouse nunca foi santinha, como ela mesma admite na música “You know I’m no good”. Na canção, ela diz ter traído o namorado e se arrependido – no clip da música aparece chorando no chão da cozinha pela desilusão amorosa.


Run out to meet you, chips and pitta
You say we'll marry 'cause you're not bitter
There'll be none of him no more
I cried for you on the kitchen floor


Para situações onde se percebe que se colocou o pé na jaca e não tem mais jeito e que a tristeza bateu fundo, corra para o chocolate.

Segundo estudos o chocolate proporciona grandes sensações de prazer graças à metilxantina, uma substância encontrada no chocolate e que traz sensações de bem-estar parecidas, mas em escala bem menor, que a Cannabis sativa. Isso pode ser uma saída para outro problema da cantora: as drogas.

Outra ação causada pelo consumo de chocolate é o bem-estar, devido ao aumento da produção de fenilfetilamina (um tipo de endorfina que proporciona prazer).

E já que é para fazer um tratamento intensivo para desilusões amorosas, nada melhor do que um mudcake – o famoso bolo de lama da culinária norte-americana.

A receita é do livro “Conversa chegou à cozinha – crônicas e receitas” de Rita Lobo. A leitura deste livro vale não só pelas receitas, mas também pelas crônicas escritas de forma leve.


Então vamos lá, coloque uma música, que pode ser da própria Amy, e vá para a cozinha preparar esta delícia.


Mudcake

Ingredientes da massa:


Raspas da casca de 1 limão
4 ovos
120g de manteiga
1 ¼ de xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de vinho do Porto
200g de chocolate em pó
1 pitada de sal
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de preparo:
Pré aqueça o forno a 180º graus. Unte uma assadeira retangular (35 x 25 cm) ou redonda (30 cm) com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Reserve.
Derreta a manteiga no microondas ou em banho-maria.
Bata as claras em neve até formar picos firmes, transfira para outra vasilha e reserve. Sem lavar a tigela e a pá da batedeira, bata as gemas e o açúcar até obter uma gemada clara. Junte a farinha de trigo, o vinho do Porto, as raspas de limão e a pitada de sal.. Desligue a batedeira e adicione o chocolate em pó e a manteiga derretida e mexa com uma colher ou fouet. Junte metade das claras em neve, mexa bem. Volte a mistura à batedeira e bata até obter uma mistura lisa. Desligue novamente a batedeira e incorpore o restante das claras em neve, misturando com uma colher ou um fouet.
Transfira a mistura para a assadeira e leve ao forno para assar por 20 minutos. Faça o teste do palito na hora de tirar o bolo, ele deve sair limpo, caso contrário, deixe assar por mais alguns minutos.

Ingredientes para cobertura:
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até esquentar sem deixar ferver.
Cubra o bolo com esta cobertura assim que sair do forno.


Sirva à temperatura ambiente acompanhado de sorvete de creme.


5 comentários:

  1. coisa linda eu quero um pedaço desse bolo

    ResponderExcluir
  2. Tá tristinha? E precisa de chocolate?

    ResponderExcluir
  3. Você poderia falar sobre diferença do que encontramos nas lojas à venda como chocolate e cacau em pó. Qual voce usou para esta receita?

    ResponderExcluir
  4. Doni, eu usei o chocolate em pó da Nestlé, aquele dos dois frades. Os ingredientes são cacau em pó solúvel, açúcar e aromatizante. Já a diferença entre chocolate e cacau em pó é a quantidade de cacau e açúcar presente em cada um. O cacau em pó comercializado nos supermercados não contém açúcar, é praticamente puro. A Garoto é a única marca de cacau em pó presente nos supermercados. Na receita de Mudcake pode usar o da Nestlé para não ficar muito amargo.

    ResponderExcluir
  5. Aqui vão algumas dicas do amigo César Abe direto de Paris:
    - faça as raspas de limão sobre o açúcar evitando, assim, a perda de sumo;
    - leve as claras em neve à geladeira até o momento de sua utilização na receita; isso evita a formação daquele líquido no fundo da tigela;
    - e por fim, só para lembrar, ao incorporar as claras na massa, faça-o delicadamente para não perder todo o trabalho das claras em neve.
    Obrigado, César, pelas dicas super boas. Continue enviando suas sugestões. Abraços.

    ResponderExcluir