terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Natal assado em família

Sempre gostei das festas de final de ano. As pessoas ficam mais sensíveis e amigáveis. E no ar paira um clima de cordialidade. Tudo fica bonito.

Esse ano não poderia ser diferente, resolvi ir para a cozinha e preparar a ceia de Natal da família. Já tinha feito isso no ano passado, mas este ano foi diferente mesmo. A coisa pareceu-me mais profissional.

O cardápio foi pensado em unir o aprendizado do semestre com o frescor dos produtos da terra.

Para as entradinhas (aqui chamados de appetizers só para ficar mais chic!) um trio de queijos: um gorgonzola italiano legítimo, um camembert assado ao forno com mel e pistaches e um delicado queijo de cabra envolto em nozes. Só para completar a bossa: azeite extra-virgem com alecrim e grãos de pimenta, grissini com parmesão e pão sueco.

 
A salada foi bem simples: folhas baby de alface – lisa, roxa e romana – e rúcula precoce com um emulsão aveludada de azeite, aceto balsâmico, sal e pimenta do reino.

O prato principal o grande astro o Pernil (que tomou o lugar do Peru que dominou por muitos anos a mesa dos Galluzzi). É indescritível o prazer que senti ao ver a carne douradinha do pernil. Pra ser sincero (e olha que sou super confiante no que faço e me proponho a fazer) fiquei um pouco receoso ao ter decidido assar pernil. Primeiro por que exagerei no tamanho – 7,7 kg – e depois pelo tempo que demoraria no forno – segundo a lenda, uma hora para cada quilo. Mas no fim tudo deu certo e foi só sucesso.

 
O assado ficou tenro e bem temperadinho. Depois de dois marinando na geladeira não há tempero que não penetre na carne. Era possível sentir o sabor dos temperos da marinada no centro do pernil. 

 
Os acompanhamentos foram: duo de purês (um de batata doce amarela e outra de batata doce roxa), cebolas carameladas no mel, farofa de figo, damasco e sálvia frita, batatas coradas com alecrim e sal grosso e um arroz pilaf para arrematar. Nesse quesito devo confessar que era muito doce para pouco salgado.

 
Para sobremesa escolhi duas infalíveis: um mousse de chocolate amargo e uma panna cotta com macedônia de frutas frescas e pralinê de castanha do Pará, ambas servidas em copinhos de cachaça.


4 comentários:

  1. Mario,
    As fotos estão ótimas!
    Imagino que os pratos tenham ficado super deliciosos.
    Aproveito para desejar um excelente 2011!

    abraccio

    ResponderExcluir
  2. NOssa, este pernil me deu água na boca, estou salivando ao olhar pra ele.

    ResponderExcluir
  3. Parole parole, ficou tudo muito bom, mas acho que exagerei um pouco... muita comida!!!

    ResponderExcluir
  4. Doni, os assados são fáceis de se fazer e agradam a todos os paladares. O legal é incrementá-los com os acompanhamentos adequados - purês, farofas, saladas, etc.

    ResponderExcluir