No último dia 14 de fevereiro, no restaurante do Terraço Itália, aconteceu a entrega do "Prêmio Ospitalità Italiana" para 30 restaurantes paulistas. Trata-se de um certificado anual chancelado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura atestando a tradição italiana presente nesses estabelecimentos e está será a primeira que restaurantes paulistas receberão tal certificação.
Para participar dessa certificação, os restaurantes devem atender algumas exigências que são bem rígidas. Da decoração que deve remeter a cultura e um ambiente com elementos de identidade italianas, ao cardápio que, além de escrito em português deve estar também em italiano e conter mais da metade dos pratos e receitas italianas; ao menos 20% da carta de vinhos devem ser de italianos e com origem reconhecida. Dentre a equipe deve haver ao menos uma pessoa que fale italiano para atender os nativos da bota. Os participantes devem declarar o comprometimento em difundir e valorizr a cultura do país europeu. A qualidade da comida não é avaliada e sim a hospitalidade italiana presente na casa.
No Estado de São Paulo, cerca de 75 estabelecimentos participaram do processo. Pizzarias e restaurantes de culinária internacional ficaram de fora. A cidade de São Paulo foi a primeira a ter restaurantes certificados com o selo fora da Itália, e será seguida por Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis. Dentre as mais de 400 cidades de 46 países que participaram desta edição do prêmio, a capital paulista teve o maior número de restaurantes certificados.
O selo foi criado em 1997 para classificar os restaurantes na própria Itália que seguiam fielmente as tradições do país. O título "Ristoranti Italiani nel Mondo" já foi dado a 440 restaurantes dentre os mais de 1115 avaliados. Na Itália, além desse selo, os restaurantes participam de um prêmio concedido pelos turistas.
Restaurantes de todo o país podem se inscrever para receber o selo. A próxima seleção começará em julho
deste ano.
Os restaurantes premiados foram:
- Cantina C...Que Sabe (Tu che sai)
- Circolo Italiano San Paolo- Così
- Dona Carmela
- Due Cuochi Cucina
- Empório Ravioli
- Friccò
- Il Fornaio d'Italia
- Il Sogno di Anarello
- La Pergoletta
- La Piadina
- La Risotteria Alessandro Segato*
- La Tambouille
- Magari
- Olea Mozzarella
- Osteria del Pettirosso
- Pasquale
- Pecorino
- Picchi
- Piselli
- Ristorante Laura e Francesco (Valinhos/SP)
- Rosmarino
- Spadaccino
- Taormina
- Tatini
- Terraço Itália
- Tomatto
- Vicolo Nostro
- Vinheria Percussi
- Zena Caffé
*O restaurante fechou, mas o certificado será concedido em homenagem ao chef, pois o prêmio refere-se ao ano de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário