O ingrediente principal desse bolo é a mandioca, também conhecida como macaxeira ou aipim, e pode ser encontrada em supermercados ou feiras livre. Em algumas feiras a mandioca é comercializada descascada, o que facilita e muito o trabalho. É importante comprar mandioca que esteja bem fresca e firme.
Interessante notar que não é um doce com muito açúcar daqueles que enjoam já na primeira garfada. Bom para o café da manhã ou o lanchinho da tarde.
Então vamos lá, chuta a preguiça prá ela e mãos a obra, ou melhor, ao bolo.
foto 1
Bolo de Mandioca
200g de mandioca limpa
150 g de açúcar refinado
50g de manteiga integral sem sal em temperatura ambiente
2 ovos tipo extra
70g de coco ralado fresco
60ml de leite de coco
manteiga e açúcar cristal para untar
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno à 180ºC.
Unte uma forma pequena - sugestão: use uma daquela de alumínio tipo marmitex descartável 15x11x5 - ou um refratário pequeno, com manteiga e polvilhe com açúcar cristal.
Rale a mandioca crua no ralo grosso.
Misture todos os ingredientes, despeje a massa na assadeira e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até dourar.
Fazendo-se dessa maneira o bolo vem mais consistente e os pedacinhos de mandioca e coco se fundem (foto 1).
Se preferir o bolo mais cremoso é só bater todos os ingredientes, exceto o coco, no liquidificador até obter uma massa uniforme, e só então acrescentar o coco e misturar com uma colher. Despeje na assadeira e leve ao forno (foto 2).
Outra dica é assim que sair do forno polvilhar açúcar cristal sobre o bolo e com o auxílio de um maçarico culinário fazer a crostinha tipo brullé (foto 2).
Deixe esfriar por completo e desenforme no prato onde irá servir.
Esse bolo fica melhor se feito de um dia para o outro.
foto 2
Rendimento: de 6 a 8 pedaços.
Custo: aproximadamente: R$ 5,68; se utilizar uma bandeja de alumínio descartável: R$ 7,74.
Eu gostei dos dois modos, mas particular, o primeiro é muito bom. Pois dá-se a impressão de um bolo de coco com algo mais, se não falar que é de mandioca, poucas pessoas irão identificar. Parece aqueles bolos tipo queijadinha que eu comia quando garoto na escola. Receita simples, prática, adoro.
ResponderExcluirOusei pegar um pouco do leite de coco e reguei sobre o bolo ainda quente, ficou com uma textura úmida. Enfim, combina bem com o dia chuvoso caseiro. Abraço
Que bom que tenha gostado desse bolo, Doni. A receita é bem simples mesmo. Da próxima vez irei experimentar regar com o leite de coco. Parece ter ficado realmente bom.
ResponderExcluir