Estar em Veneza e não conhecer o Harry's Bar é como ir a Disneylândia e não conhecer o Mickey Mouse e sua trupe.
Harry's Bar é um bar bem tradicional e formal. Tem todo um ritual a ser seguido, do traje que se veste para ir a este bar ou pelo modo como se é atendido.
Foi fundado em 1931 por Giuseppe Cipriani que era barman de um hotel em Veneza. Abriu o famoso bar com a ajuda financeira de um cliente norte-americano e que foi homenageado com seu nome dado ao estabelecimento. O local começou a ganhar fama com a presença de artistas e celebridades que frequentavam o bar, como o escritor Ernest Hemingway na década de 1950. Atualmente é comandado por seu filho, que mantém um cardápio com clássicos inventados pelo seu pai e outros pratos que foram sendo introduzidos por ele mesmo.
Hoje, continua sendo um ícone veneziano com sua atmosfera repleta de glamour e até um certo ar de decadência.
Mas Cipriani foi além criou pratos e drinks que também entraram para história, como o famoso Bellini e o Carpaccio Cipriani.
No dia em que visitei o bar, após outra tentativa frustada dias antes, estava lotado e a mesa que foi oferecida era no andar superior, mais calma e com garçons atenciosos.
Além dos clássicos, pedi também um Risotto di Curry, Zucchini, Funghi, Ervilha e Frango e um Tagliatelle con Prosciutto.E o vinho escolhido foi um um Prosecco Cipriani que estava delicioso e é o mesmo que vai na receita tradicional do Bellini.
O atendimento foi muito bom, mesmo tendo vindo do prato errado (mandaram outro risotto que não o que havia pedido), mas concertaram a tempo o erro. Acabei comendo dois risottos. Isso foi interessante para ver como se age numa situação como esta e também pela oportunidade em degustar dois pratos diferentes. O que diga-se de passagem foi extremamente gentil, pois o prato iria para a cozinha e talvez até para o lixo enquanto que os meus acompanhantes estavam degustando seus pratos.
E para aqueles que ficaram com vontade de comer um dos clássicos de Cipriani aí vão as receitas originais em primeira mão.
Carpaccio di Cipriani
Ingredientes:
300g de filé mignon bovino limpo
50g de gema de ovo pasteurizada
140g de azeite de oliva extra virgem
300g de óleo de milho
80g de creme de leite fresco
Quanto baste de mostarda amarela de boa qualidade
Quanto baste de molho inglês de boa qualidade
Quanto baste de sal refinado
Quanto baste de pimenta do reino preta em grãos moída na hora
1/3 de maço de rúcula selvagem
Modo de preparo:
Limpar e cortar o filé mignon em fatias finas. Se necessário, utilize dois plásticos e coloque as fatias de carne entre ele e com a ajuda de uma batedor de carne plano faça com que fiquem realmente finas.
Dispor as fatias num prato em uma camada harmoniosa.
Preparar a maionese (se quiser utilize uma industrializada de boa qualidade): bater a gema e verter o azeite e o óleo misturados em fio até que o molho se monte.
Acrescentar o creme de leite fresco, a mostarda, o molho inglês e temperar com sal e pimenta.
Temperar a carne com sal e pimenta. Aplicar o molho sobre a carne e decorar com a rúcula.
Serve 4 pessoas.
Bellini
Ingredientes:
300ml de suco de pêssego (o do Harry's Bar vai uma polpa natural de pêssego)
300ml de Prosecco (o do Harry's Bar vai o Prosecco Cipriani)
Modo de Preparo:
Em taças tipo flute (aquelas usadas para champagne) coloque metade do volume de suco de pêssego e complete com Prosecco.
Serve 4 pessoas.
Serviço:
Harry's Bar
Calle Valleresso 1323 - Veneza
telefone: +39 041 5285777
site: www.harrysbarvenezia.com
horário de funcionamento: diariamente das 10h30 às 23h
Nenhum comentário:
Postar um comentário