quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Asti - Medieval e Borbulhante


Asti é uma cidade da Região do Piemonte (Noroeste da Itália) com 74.000 habitantes. É uma cidade tranquila repleta de construções medievais - de torres a igrejas.

É o mais importante centro vinícola da região, famosa por produzir vinhos como Espumante D'Asti (doce) e Barbera (tinto).  Mas pode-se beber também Barolos, Barbarescos, Moscatos, Dolcettos, entre outros. Enfim, um copo cheio para os amantes dos bons vinhos, principalmente os tintos.  E o melhor de tudo isso é o preço bom das garrafas, entre 10 e 35 euros.

A cozinha de Asti é um reflexo bem fiel da culinária piemontesa.  A cozinha piemontesa sofreu influência francesa, refletindo elegância, refinamento e sobriedade numa cozinha camponesa. É a terra dos funghis, tartufos (algo entre um fungo e um tubérculo que chega a custar 20 mil euros - os de Alba são os mais famosos) e das avelãs. Quase tudo que se come ou se bebe por aqui é D.O.P. - Denominazione di Origine Protteta - ou D.O.C.(G.) - Denominazione di Origine Controlatta (Garantitta).

Os pratos mais conhecidos e apreciados são: Agnolottini del Plin (uma massa com formato de almofadinha recheada com carnes de porco, boi e frango, além de espinafre), Vitello Tonnato alla Piemontesa (vitelo com molho de atum), Bagna Caoda, Bonet (uma espécie de pudim de chocolate com amaretti) e Zabaione (creme de gemas quente com vinho Moscato d'Asti), além de uma infinidade de massas frescas e risottos.

Asti tem bons representantes dessa cozinha tão rica e tão simples ao mesmo tempo: os tradicionais como o OSTERIA LA VECCHIA CARROZZA com bom atendimento, pratos executados com esmero e ótimos vinhos com bons preços; ou o LA GROTTA, que é o restaurante para grandes eventos da região, com louças, toalhas e talheres de primeira aliados a um atendimento formal com aparições do chef para finalizar pratos; os contemporâneos: IL PODESTÀ (uma osteria com a maior enoteca da região - mais de 300 rótulos diferentes); e o TUIT que fica dentro do EATALY (o multimercado com produtos locais e apelo slow food).

Saladas de lentilhas com polvo (deliciosa; a lentilha estava al dente e o polvo bem cozido e levemente grelhado), Battuta di Vitello (esse é um clássico do Piemonte, servido em quase todos os restaurantes), Gnocchetti con Ragú di Salsiccia e Risotto al Zafferano (estes últimos estavam bons, mas são muitos comuns) da Osteria Il Podestà.  Uma única ressalva, e acho que disse antes, quase todos os restaurantes tem pratos carregados na decoração/finalização.  Neste caso os pratos poderiam vir sem a salsinha ou a pimenta na bordo prato, já que a própria louça é bacana e o prato em si só já estava legal.

 

 

Agnolottini del Plin, Arrosto di Manzo con Verdure e uma Degustação de sobremesas (Panna Cotta, Bonet e Mousse de Avelã) do Barolo & Co. Os pratos estavam ok, mas faltava um algo a mais. O atendimento foi bem atencioso.

 


Porcini fritti e trifolatti, Papardelle alla creme di tartufo e Degustazione di dolci (tiramisú, meringatta, mousse al cioccolatto) da Osteria La Vecchia Carrozza. Este é um restaurante família, daqueles que se leva até o cachorro para um almoço ou jantar. As porções são ótimas e pode-se pedir antipasto, primo e secondo sem sentir culpa. Além do que, todos estavam tremendamente deliciosos com gostinho de quero mais. O atendimento no dia da visita foi algo surpreendente: o próprio dono fazia as vezes de garçom e a casa estava cheia.  O Sr. Carletto sempre sorridente recomendou quase todos os pratos e fez questão de indicar o vinho (vivace della regione) e as sobremesas.  Muito simpático.

 
 
 
 
Tagliere di salumi e formaggi, Sformatto di verdure con salsa di peperoni, Polpo con patate e pomodorini al forno e Fusilli con ragú di manzo do Ristoranti Tuit by Eataly. Os dois primeiros pratos - antipastos - foram um exagero no tamanho (o garçom que nos atendeu poderia ter dito que o prato de frios era suficiente para umas quatro pessoas, mas não o fez);  mas valeu a pena para se conhecer mais sobre as especialidades da região.  A tábua tinha representantes importantes de queijos e embutidos de carne. O polvo e o fusilli estavam muito bons.
  
 
 

 
 
Carpaccio di zucchini (para comer ajoelhado e rezando), Risotto ai quattri formaggi (muito bom e salgadinho na medida exata) e Saltimboca alla romana (um clássico que estava perdido entre as delícias do Piemonte) do La Grotta. Só pelas louças se percebe que o restaurante é clássico e bem formal. Os talheres são de prata e os copos de cristal, tudo muito formal.  Os pratos estavam ótimos e foram harmonizados com dois vinhos muito bons (o primeiro bem leve, La Monella 2011 - um Barbera de Monferrato; o segundo, um Camp du Rouss, também Barbera, mas com mais corpo, perfeito para acompanhar pratos com carnes).
 
 
  
 
 
Funghi con formaggio alla milanesa (para quem adora funghi...), Zuppa di faggioli (reconfortante), Gnocchi con ragú di salsiccia (ok!) e Ravioli di Cinghiale (sustância marcante) do Il Moro
 
  

 

 
As sorveterias e as docerias também estão bem representadas pela GROM (sorvetes feitos com produtos orgânicos, bio-dinâmicos e slow food), FERRARA (com uma infinidade de sabores em sorvetes e doces gelados de colher) e o IL GIORDANINO (a doceria com a vitrine mais apeditosa da região).
 
Um dos melhores sorvetes que eu já provei até hoje foi dessa sorveteria simpática com apelo slow food; as atendentes também são super simpáticas e até te ajudam a fazer combinações entre os mais de trinta sabores a disposição. Os meus preferidos são: Pistachio di Bronte (D.O.P.), Gianduia, Crema come una volta (creme com gemas), Latte e Caffè.
 

Abaixo duas vitrines que valem a pena só de olhar.  A primeira da Sorveteria Ferrara e a segunda da Pasticeria Giordanino.

 
 
O MERCADO DI ASTI é um mercadão municipal com produtos de pequenos produtores locais: queijos, salames, embutidos, carnes de caça, frutas da estação e pães.


Além disso, regularmente acontecem festivais e feiras com produtos locais (quase todas as regiões do Piemonte tem eventos em torno da comida e da bebida) onde o povo local aproveita para fazer suas compras.

 

 
 
 
Serviço:
 
Osteria Il Podestà
Via dei Cappellai, 5 - Asti
tel.: +39 0141 590030
 
Enoteca Ristorante Barolo & Co
Via Cesare Battisti, 14 - Asti
tel: +39 0141 31645
 
Ristorante La Grotta
Corso Torino, 366 - Asti
tel: +39 0141 214168
 
Osteria La Vecchia Carrozza
Via Giosuè Carducci, 41 - Asti
tel: +39 0141 538657
 
Tuit by Eataly
Via Nizza, 224 - Asti
 
Gelateria Grom
Via San Secondo, 11 - Asti
tel: +39 0141 592923
 
Gelateria Ferrara
Piazza Marconi, 24 - Asti
tel: +39 0141 594257
 
Pasticceria Giordanino
Corso Alfieri, 254 - Asti
tel: +39 0141 593802



Nenhum comentário:

Postar um comentário