Costigliole d'Asti é uma cidadezinha com quase 6000 habitantes. Um lugar tranquilo onde comida e bebida fazem parte do dia a dia das pessoas que aqui moram. É a cidade onde está o ICIF - Italian Culinary Institute for Foreign que ministra cursos de especialização em cozinha italiana para várias nacionalidades.
É, também, a cidade do vinho Barbera d'Asti (o mais importante, o mais bebido e o mais oferecido); mas outras uvas são bem representadas por aqui: Barbera del Monferrato, Grignolino d'Asti, Freisa d'Asti, Chardonnay, Moscato d'Asti, Moscato Passito e Asti Spumante.
Os pratos típicos são: Ravioli del Plin (ou Agnolotti del Plin), Tajarin (ou Talharin), Finanziera, Bagna Cauda, Bollito Misto e o Bunet.
O Caffè Roma - Enoteca con Cucina é um restaurante pequeno que serve bons pratos e tem uma excelente adega com vinhos da região. Tem um menu sugestão com pratos da região com ótimo custo benefício. Outra dica interessante é pedir uma tábua de queijos (que vem super caprichada) e bebericar uns vinhos. Eles são bons em harmonizar pratos com os vinhos.
O Sinòira é o restaurante cool de Costigliole. Ambiente ultra-colorido, somelier descolado que faz as vezes de barman também e chef jovem moderninho. Há um bar com poucas mesas para bebericar uns drinks e um salão amplo num andar abaixo. A decoração, como em quase todos os restaurantes por aqui, não é um quesito que leva em consideração. Aliás é de um gosto bem duvidoso.
Há um menu que contempla os já famosos pratos típicos da região que podem ser pedidos à la carte ou num menu sugestão (terra ou mar). As porções são bem generosas, o que num determinado ponto da refeição já se está bem saciado. Mas isso é um detalhe que não se leva em conta: os pratos devem ser sempre em quantidades absurdas (tudo bem num prato à la carte, mas exagerado num menu sugestão ou degustação).
De entrada, um ovo cozido em baixa temperatura com rúcula selvagem e uma tábua de frios e queijos da região. Todos na companhia de um delicioso Prosecco Masotina.
Ainda na categoria entradas, um sformato di fonduta. Como primo piatto, o famoso agnolotti del plin al burro e salvia. Ok, nada de tão extraordinário.
Maddalena é a típica mamma italiana que faz as pastas frescas que serve em seu restaurante. Uma hora está no caixa, outra servindo as mesas, fazendo pizzas ou na cozinha preparando os pratos. É uma senhorinha super fofa que dá vontade de abraçar e apertar as bochechas de tão fofa. Aqui faço um parenteses, toda a família é muito carismática e sempre acolhendo os alunos do ICIF. Maddalena é comfort food do começo ao fim.
As pizzas são razoalvemente boas, e o melhor tem mais de 20 sabores diferentes. ;-)
Outro ponto forte são os doces: tiramisù, bonet (muito bom), meringata, entre outros.
Mas as massas, como a lasagna alla bolognesa ou o ravioli del plin, são tão boas quanto. Este é um daqueles restaurantes que se pode ir várias vezes na semana que se tem a impressão de estar comendo em casa. O preço também compensa.
O que deixa a desejar são os vinhos; a carta de vinhos é bem fraca.
Mas o meu lugar preferido nesta cidadezinha é a Caffeteria e Pasticceria Bisco. O atendimento é super personalizado, o café bem tirado e os doces são excelentes. Muitos capuccinos com croissant de chocolate (sem dúvida, o melhor!) foram parte do meu café da manhã antes e depois das aulas do ICIF.
Ah! Não deixe de fazer um passeio pelos arredores do Castelo de Costigliole.
Serviço:
Caffè Roma - Enoteca con Cucina
Piazza Umberto I - Costigliole d'Asti
Tel.: +39 0141 966544
www.enofoodroma.it
Fechado domingo à tarde.
Ristorante Sinòira
Piazza Umberto I, 27 - Costigliole d'Asti
Tel: +39 0141 966012
www.sinoira.it
Ristorante Pizzeria "Da Maddalena"
Via Roma, 42 - Costigliole d'Asti
Tel: +39 0141 966374
www.damaddalena.it
Fechado às segundas-feira.
Caffeteria e Pasticceria Bisco
Via Roma, 20 - Costigliole d'Asti
Tel: +39 0141 961575
Nenhum comentário:
Postar um comentário