domingo, 18 de novembro de 2012

Costigliole d'Asti - Anima e Cuore


Costigliole d'Asti é uma cidadezinha com quase 6000 habitantes.  Um lugar tranquilo onde comida e bebida fazem parte do dia a dia das pessoas que aqui moram.  É a cidade onde está o ICIF - Italian Culinary Institute for Foreign que ministra cursos de especialização em cozinha italiana para várias nacionalidades. 

É, também, a cidade do vinho Barbera d'Asti (o mais importante, o mais bebido e o mais oferecido); mas outras uvas são bem representadas por aqui: Barbera del Monferrato, Grignolino d'Asti, Freisa d'Asti, Chardonnay, Moscato d'Asti, Moscato Passito e Asti Spumante.

Os pratos típicos são: Ravioli del Plin (ou Agnolotti del Plin), Tajarin (ou Talharin), Finanziera, Bagna Cauda, Bollito Misto e o Bunet.

O Caffè Roma - Enoteca con Cucina é um restaurante pequeno que serve bons pratos e tem uma excelente adega com vinhos da região. Tem um menu sugestão com pratos da região com ótimo custo benefício. Outra dica interessante é pedir uma tábua de queijos (que vem super caprichada) e bebericar uns vinhos.  Eles são bons em harmonizar pratos com os vinhos.


O Sinòira é o restaurante cool de Costigliole.  Ambiente ultra-colorido, somelier descolado que faz as vezes de barman também e chef jovem moderninho.  Há um bar com poucas mesas para bebericar uns drinks e um salão amplo num andar abaixo.  A decoração, como em quase todos os restaurantes por aqui, não é um quesito que leva em consideração.  Aliás é de um gosto bem duvidoso.
 

Há um menu que contempla os já famosos pratos típicos da região que podem ser pedidos à la carte ou num menu sugestão (terra ou mar).  As porções são bem generosas, o que num determinado ponto da refeição já se está bem saciado. Mas isso é um detalhe que não se leva em conta: os pratos devem ser sempre em quantidades absurdas (tudo bem num prato à la carte, mas exagerado num menu sugestão ou degustação).

  
 
De entrada, um ovo cozido em baixa temperatura com rúcula selvagem e uma tábua de frios e queijos da região.  Todos na companhia de um delicioso Prosecco Masotina.

  

Ainda na categoria entradas, um sformato di fonduta. Como primo piatto, o famoso agnolotti del plin al burro e salvia.  Ok, nada de tão extraordinário.

 
 
Como secondo, guancia di manzo con mela.  De sobremesa, pudim de pistache com sorvete de creme. Ambos estavam surpreendentes.


Maddalena é a típica mamma italiana que faz as pastas frescas que serve em seu restaurante.  Uma hora está no caixa, outra servindo as mesas, fazendo pizzas ou na cozinha preparando os pratos.  É uma senhorinha super fofa que dá vontade de abraçar e apertar as bochechas de tão fofa.  Aqui faço um parenteses, toda a família é muito carismática e sempre acolhendo os alunos do ICIF.  Maddalena é comfort food do começo ao fim.

As pizzas são razoalvemente boas, e o melhor tem mais de 20 sabores diferentes. ;-)

Outro ponto forte são os doces: tiramisù, bonet (muito bom), meringata, entre outros.

Mas as massas, como a lasagna alla bolognesa ou o ravioli del plin, são tão boas quanto. Este é um daqueles restaurantes que se pode ir várias vezes na semana que se tem a impressão de estar comendo em casa.  O preço também compensa.

O que deixa a desejar são os vinhos; a carta de vinhos é bem fraca.

    

  

Mas o meu lugar preferido nesta cidadezinha é a Caffeteria e Pasticceria Bisco.  O atendimento é super personalizado, o café bem tirado e os doces são excelentes.  Muitos capuccinos com croissant de chocolate (sem dúvida, o melhor!) foram parte do meu café da manhã antes e depois das aulas do ICIF.

Ah! Não deixe de fazer um passeio pelos arredores do Castelo de Costigliole.


Serviço:

Caffè Roma - Enoteca con Cucina
Piazza Umberto I - Costigliole d'Asti
Tel.: +39 0141 966544
www.enofoodroma.it
Fechado domingo à tarde.

Ristorante Sinòira
Piazza Umberto I, 27 - Costigliole d'Asti
Tel: +39 0141 966012
www.sinoira.it

Ristorante Pizzeria "Da Maddalena"
Via Roma, 42 - Costigliole d'Asti
Tel: +39 0141 966374
www.damaddalena.it
Fechado às segundas-feira.

Caffeteria e Pasticceria Bisco
Via Roma, 20 - Costigliole d'Asti
Tel: +39 0141 961575

Nenhum comentário:

Postar um comentário