Ainda em Veneza, eis que surge a colorida ilha de Burano. É uma ilhota com casebres multicoloridos e que pode ser reconhecida pelas torres inclinadas de sua igreja (este é um outro ponto interessante, as torres por aqui parecem que são feitas para ficar inclinadas e não em pé!!!! Não estranhe se chegar nesta ilha e pensar que está em Pisa!!!).
Entre as lojinhas e barracas de artesanato há várias trattorias que tem mesas ao ar livre e servem peixe fresco. Uma delas é a Trattoria Al Gatto Nero. Um restaurante charmoso e com uma hospitalidade excepcional.
O lugar é conhecido por fazer os melhores risottos da região. E não só isso, tem uma equipe super afinada e que atende de forma impecável e com satisfação.
De cara fomos recebidos por um maître que nos acompanhou até a mesa ao ar livre, próximo de um dos canais que corta a ilha, com taças de Prosecco. Ótimo por sinal, já que o tempo estava quente e háviamos feito uma viagem de quase uma hora num vaporetto para chegar até esse pedacinho abençoado e tão gracioso de Veneza.
Após o delicioso espumante de boas vindas resolvi pedir o vinho da casa. E já que iria beber sozinho fui de um branco muito suave e perfumado. A dose é sempre de 250, 500 ou 1 litro quando se pede o vinho da casa.
De entrada pedímos os frutos do mar em diversas preparações. As quantidades são generosas e podem ser compartilhadas sem problema algum. Eram vieiras, salmão defumado, mexilhões, vôngoles, camarões, lagostins e um delicioso bacalhau mantecato. Tudo muito fresco e que foi degustado com a sensação de receber a brisa do mar e ter os pés fincados na areia.
O primeiro prato degustado foi um Risotto Buranello que de tão simples estava fantástico. Eu sei que sou suspeito para falar de risottos, mas este estava realmente fantástico. Cocção e mantecatura perfeitas, o que complementavam os sabores do risotto sem mascará-lo com condimentos.
O segundo prato foi um Papardelle com Lagostin e Ricotta Defumada. Igualmente sensacional e aqui preciso confessar que por um momento achei que a combinação era quase que impossível de ser boa. E surpreendentemente está muito boa. Não, estava ótima.
Pesquisando na internet algo sobre este restaurante acabei descobrindo que já foram matéria de diversos programas de televisão, como o de Jamie Oliver (que até hoje se derrete em elogios ao restaurante e ao chef, Ruggero, dizendo que é o rei dos risottos e sua fonte de inspiração) e o de Anthony Bourdain, No Reservations. Isso tudo sem mencionar as várias citações em guias consideráveis como Zagat, Time Out Venezia, Gambero Rosso, dentre outros.
E para encerrar, duas sobremesas: um clássico Tiramisú - creme a base de mascarpone que cobria deliciosos biscoitos champagne banhados em rum e café; e uma outra, que eu fui mais por curiosidade, um Crema di Mascarpone con Amaretti - uma releitura do clássico Tiramisú. Ambas estavam deliciosas.
Depois desse almoço inesquecível uma volta por Burano para admirar sua paisagem cenográfica e fechar esse dia com vistas maravilhosas.
Serviço:
Trattoria Al Gatto Nero
via Giudecca, 88 - Burano - Venezia
telefone: +39 041 730120
e-mail: info@gattonero.com
Fecha as segundas-feira
Nenhum comentário:
Postar um comentário