domingo, 29 de maio de 2011

Sopa toscana de feijão

O frio parece que está chegando.  Os dias são propícios para se ficar em casa, curtir a família, assistir um filme na TV e ficar esparramado no sofá com um cobertor quentinho.  Delícia, né!

E para entrar no clima (frio) do fim de semana, nada como uma boa sopa para espantar o frio.

As sopas são pratos simples e ao mesmo tempo surpreendentes, alimentam o corpo e reconfortam a alma.  Sem contar as vitaminas e os nutrientes que vêem dos legumes e verduras que são utilizados em seu preparo.

Para as sopas pode-se usar qualquer ingrediente e em combinações variadas - um prato bem versátil.  Pode ser servida como entrada ou como prato principal.  Pode ser fria ou quente.  Com este friozinho que chegou arrebatador, escolha as versões quentes.


Hoje eu queria algo mais encorpardo e que fosse prato único. Resolvi fazer a versão toscana da Sopa de Feijão.  Esta versão pode ser feita com qualquer tipo de feijão, mas os melhores (na minha opinião são o feijão branco ou o rajadinho).  Além do feijão vegetais e uma generosa porção de folhas de espinafre.

Então vamos a receita:

Sopa Toscana de Feijão

Ingredientes:
Quanto baste de azeite extra-virgem
1 cebola pêra picada em cubinhos pequenos
2 cenouras médias picadas em cubos pequenos
1 talo de alho poró fatiado
2 dentes de alho picados
1 lata de tomates pelados picados em cubinhos pequenos (cerca de 400g)
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1L de caldo de galinha
Sal a gosto
Pimenta do reino preta moída a gosto
250g de feijão-rajado ou branco cozido e escorrido (reserve a água do cozimento)
Fatias de pão ciabatta
Parmesão ralado

Modo de Preparo:
Em uma panela grande, suar a cebola até ficar transparente (não dourar).  Acrescentar a cenoura e o alho poró e cozinhá-los em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos ou até que estejam macios. Atenção para não dourá-los.  Junte o alho e frite por mais 1 minuto.  Adicione os tomates picados e o extrato de tomates mexendo para agregar bem os sabores.  Adicione então o caldo de galinha.  Tempere com sal e pimenta.
Adicione metade dos feijões amassados com um garfo.  Deixe ferver,  diminua o fogo e cozinhe por 30 minutos, mexendo de vez em quando.  Acrescente o restante do feijão e as folhas de espinafre.  Deixe cozinhar por mais 30 minutos.
Toste as fatias de pão ciabatta em forno 150ºC dourando-as levemente.
Coloque duas fatias em cada prato fundo ou tijela e regue com azeite.  Sirva a sopa polvilhada com o parmesão ralado e regue com mais azeite.

Rendimento: 5 porções
Custo aproximado: R$ 26,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário