segunda-feira, 4 de julho de 2011

Filmes que abrem o apetite

Além da gastronomia, de cozinhar para os amigos e familiares, adoro um bom filme.  Quando o tema central do filme é comida, melhor ainda. O prazer passa a ser duplo.

Alguns desses filmes mexem tanto com a gente, com nosso emocional, que passam a fazer da gente.  Eu, em particular, tenho vários que considero parte de mim.  Assim mesmo, como se eu fosse dono deles e eles me fizezem ser o que sou.

Aproveitando as férias e o friozinho que tem feito em São Paulo, vale assistir ou revê-los no aconchego do sofá, com direito a guloseimas mil - vale pipoca, brigadeiro de colher, bolinhos, chocolatinhos, bebidinhas quente, e o que mais quiser.

Minha listinha de queridos eternos:

1° - Julie & Julia: pelas excelentes atuações de Meryl Streep e Amy Adams e por toda a sorte de inspiração que o filme nos transmite.

foto: divulgação

2º - No Reservations (Sem Reservas): pela cozinha incrível onde o personagem de Catherine Zeta Jones trabalha.

foto: divulgação

3° - Chocolat (Chocolate): simplesmente porque eu sou chocólatra assumido e porque a atriz Juliette Binoche teve aulas de chocolate e fez boa parte do que aparece no filme. Incrível!

foto: divulgação

4° - Estômago: porque é brasileiro, contou com a participação de vários blogueiros gastronômicos para a elaboração dos pratos e pela história divertida de Nonato, o personagem principal.

foto: divulgação

5° - O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante: acho que esse foi um dos primeiros filmes com tema gastronomia que eu assisti na minha vida.  E é um cult.

foto: divulgação

6° - Ratatouille: animação que conta a história de Remy, um ratinho metido a cozinheiro, que ajuda um jovem aprendiz de cozinha. Teve o dedo de Thomas Keller, chef proprietário do Per Se e do French Laundry.

foto: divulgação

7° - A Festa de Babete: outro cult que eu tive a oportunidade de assistir recentemente. A história por si só é bem bacana. Mas para os amantes dos filmes cult.  A maioria achará um pouco entendiante o filme. Mas o que vale mesmo é o banquete preparado por Babette, uma verdadeira esbórnia gastronômica que mexe com todos os sentidos.

foto: divulgação

8° - Comer, Rezar, Amar: por se passar boa parte na Itália, sempre linda e cativante. E por ter a igualmente linda e cativante Julia Roberts no papel principal.

foto: divulgação

9° - Vatel: um clássico que conta como a profissão de cozinheiro surgiu.  Atrai e assusta ao mesmo tempo.

foto: divulgação

10° - Como Água para Chocolate: não poderia deixar de citar um representante latino.  Eu sei que existem outros tantos, mas este é especial demais, pela história cativante e emocionante ao mesmo tempo.

foto: divulgação

Puxa, depois dessa listinha dá até vontade fazer uma pipoquinha e um chocolate quente e ir para a frente da TV assistir um desses filmes apetitosos.

Bom divertimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário