A cantora e compositora Vanessa da Mata lança seu quinto álbum - Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias. Lançado pela Sony Music, com patrocínio da Natura, conta com a ótima produção de Kassin. Com uma sonoridade de influências afro-brasileiras, a voz de Vanessa da Mata surge única em clima familiar. São amores rasgados (Te Amo, Vá), cenas cotidianas (Fiu-Fiu, Moro Longe) e familiares (Meu Aniversário e Bicletas, Bolos e Outras Alegrias) que pontuam o disco e que tenta se distanciar do último álbum Sim (2007), que fez muito sucesso e contou com a participação especial de Ben Harper.
Mas o que Vanessa tem a ver com a cozinha? Muito bem, ela simplesmente incluiu no encarte de Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias a receita de um bolo - Bolo da Vó Sinhá.
- 3 copos de fubá de milho
- 1 copo de farinha de trigo
- 1 copo de óleo de sua preferência
- 3 ovos
- 2 copos e 1/2 de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 litro de leite integral em temperatura ambiente
- 1/2 garrafa de leite de coco
- 1 pacote de queijo parmesão ralado
- 1 pitada de sal
Bata os ovos com o açúcar. Logo em seguida junte o trigo, o fubá de milho, o leite e o restante dos ingredientes. Colocar em forma untada no forno pré-aquecido a 180 graus. Tirar quando estiver dourado. Acrescentar canela! O bolo terá uma textura cremosa em cima e mais durinha embaixo.
Fiquei intrigado se esta receita era real e se daria certo mesmo? Então resolvi ir para a cozinha com a Vanessa e seu CD testar a receita do Bolo da Vó Sinhá.
As medidas não estão bem especificadas, como por exemplo o tipo de copo que se deve usar, ou qual garrafa de leite de coco (se a de 200 ou a de 500 ml) ou qual o tamanho do pacote de queijo ralado (o de 50, 100 ou 200 g). Na dúvida optei pelo meio termo: usei o copo grande de requeijão, a garrafa de 200 ml de leite de coco e o pacote de 100 g de queijo parmesão ralado.
Utilizei uma batedeira para bater os ingredientes, o que facilita muito o trabalho. Mas se quiser bater na mão também pode. É mais trabalhoso e pode-se aproveitar para fazer um pouco de exercício. A forma que utilizei foi uma retangular de 30x40 cm. O bolo ficou no forno por 35 minutos.
O bolo ficou ótimo, mas não cremosinho como mencionado na receita. Talvez devesse ter usado mais queijo ralado. No momento de servir polvilhei canela em pó que deu um gostinho especial.
É um bolo de fubá bem saboroso e que cai bem numa manhã ensolarada de domingo como a de hoje.
Ah! Pelo que andei pesquisando por aí, descobri que a avó de Vanessa da Mata é uma quituteira de mão de cheia. Bem que podia disponibilizar outras receitinhas para a gente testar, não é mesmo? De qualquer maneira, parabéns à Vanessa pela homenagem feita a sua avó na faixa-título e com a receita divulgada no encarte do disco ao lado da letra da música.
Serviço:
Site Oficial da Vanessa da Mata: http://www.vanessadamata.com.br/
CD Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias - R$ 24,50 na Saraiva Mega Store.
Custo aproximado da receita: R$ 17,50
Tempo de preparo: aproximadamente 1h30
Rendimento: 30 pedaços